As crescentes exigências ao nível da qualidade e segurança alimentar e as preocupações que, actualmente, a sociedade manifesta relativamente aos recursos naturais e ambiente em geral, obrigam à adopção de modos de produção alternativos aos sistemas produtivistas, nos quais se enquadra a produção integrada.
Em produção integrada produzem-se alimentos de alta qualidade utilizando os recursos naturais e mecanismos de regulação natural em substituição de factores de produção prejudiciais ao ambiente. Assumem particular importância a preservação e melhoria da
fertilidade do solo, a biodiversidade e a observação de critérios éticos e sociais.
Assume-se como princípios a abordagem holística da exploração agrícola, o ecossistema
agrícola como base para o planeamento e realização das actividades na exploração de forma a evitar impactes ambientais, o equilíbrio dos ciclos nutritivos e a preservação do bem estar de todas as espécies animais domésticas.

O Modo de Produção Biológico consiste num sistema global de gestão das explorações agrícolas e de produção de géneros alimentícios que articula as melhores práticas ambientais, um elevado nível de biodiversidade, a preservação de recursos naturais, a aplicação de normas exigentes em matéria de bem-estar dos animais e método de produção, em sintonia com a preferência de certos consumidores por produtos obtidos utilizando substâncias e processos naturais. O presente curso permite qualificar os produtores para produzirem segundo o Modo de Produção Biológico (Regulamento (CE) nº 834/2007 do Conselho de 28 de junho e respetivas atualizações).